AGENDA DE EVENTOS:

E-MAIL PARA MAIORES INFORMAÇÕES - mclmarco@hotmail.com

INSCRIÇÕES PELO SITE DO INSTITUTO KALIMA - http://www.institutokalima.com/#!cursos/cnmq


GRUPO DE LEITURA DE FREUD: "Psicologia das massas e análise do Eu" - 20 VAGAS:

1º SEMESTRE 2015 - 2 ENCONTROS MENSAIS.

Como proposta deste grupo de leitura, vamos nos debruçar sobre este texto freudiano para apreender dele os conceitos que regem a visão de grupo de Freud. Neste texto especificamente Freud chega a afirmar que a psicologia individual é também uma psicologia social em um nível ampliado, visto que a sociedade, de alguma forma  - como veremos durante o curso - se inscreve na subjetividade humana e faz efeito no psiquismo  do indivíduo.
Juntamente com "Introdução ao Narcisismo", "Luto e Melancolia" e "Além do Princípio do Prazer" Este é um dos textos chave para a compreensão do que Freud mais tarde irá nomear de Super-Eu (Super-Ego em 1923) em seu texto "O Eu e o Id". Desta forma, temos um texto que faz a integração da primeira tópica com uma visão social e que abre as port
as para a construção da instância psíquica compreendida como Super-Eu.
A importância da comprensão da formação e da atuação do Super-eu no indivíduo reside principalmente no fato de que esta instância é a própria representação das normas sociais no interior do psiquismo humano. Este grupo chega como uma oportunidade de compreender e indagar a estrutura do Super-eu freudiano em nosso tempo. Como está funcionando, será que está funcionando, quais as leis e regras que o regem? Estas e outras questões serão abordadas durante todo o curso atualizando as questões enunciadas por Freud a partir de nosso tempo contemporâneo.




GRUPO DE DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS - 10 VAGAS:
ANUAL - 2015 - 1 ENCONTRO MENSAL.

Pautado na demanda de alguns alunos e profissionais que me procuraram nos anos anteriores, vamos trabalhar com um grupo de discussão de casos clínicos a partir de temas pré definidos. A discussão dos casos consistirá em uma das ferramentas para auxílio na formação dos profissionais que atuam ou estão prestes a atuar como psicanalistas (psicólogos e alunos de psicologia em geral).
Teremos um tema pré determinado e encontros mensais durante todo o ano, em cada encontro os participantes serão convocados a redigirem sobre determinado caso, para que todos possam expressar suas dúvidas, dificuldades, avanços e sucessos em determinadas temáticas.
Embora este seja um grupo de discussão de casos clínicos, teremos também um resgate da teoria psicanalítica quando necessário para uma maior compreensão dos casos apresentados.




GRUPO DE LEITURA DE FREUD: "O Eu e o Isso" - 20 VAGAS:
2º SEMESTRE de 2015 - 2 ENCONTROS MENSAIS.

Continuando com a proposta de pensar o conceito do Super-Eu freudiano, ao término do primeiro curso sobre "Psicologia das massas e análise do Eu" iremos nos aprofundar na descrição freudiana do aparelho psíquico tal qual é compreendido na segunda tópica - ID, Eu, Super-Eu.
Este texto freudiano é de extrema importância tanto para a prática clínica quanto para o estudo da teoria, visto que diversos elementos que se encontram condensados neste texto estão espalhados por toda a obra de Freud desde seus primeiros textos, como é o caso da "consciência moral" que será para Freud o âmago do Super-Eu, mas também o conceito do Eu que encontramos de diversas formas atrelado ora a sintomas, ora a sofrimento, ora a conflitos, e até mesmo como "eu débil" em "Introdução ao Narcisismo". Ocorre que estas instâncias sofrem modificações no decorrer da obra freudiana até chegarem à sua construção mais conhecida como está descrita em "O Eu e o ID" que será base, junto com a compreensão da pulsão de morte para o acolhimento de diversos fenômenos clínicos, a saber as neurores, psicoses, melancolias, entre outras manifestações do sofrimento psíquico.


 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms