segunda-feira, 16 de maio de 2011

Formação em psicanálise - Londrina-Pr

A formação em psicanálise é demasiada estranha.

Diferente das outras áreas onde surge um alguém com o saber e outros perguntando sobre lguma coisa referente ao sabe proclamado, neste fim de semana durante o grupo de estudos pudemos ter uma idéia da diferença entre o saber psicanalítico e os outros saberes.

Quase no final do dia eis que surge uma pergunta onde mobilizou algumas pessoas. Em meio a uma pergunta surgem respostas dos membros, respostas que não dizem de uma certeza, mas de uma forma como cada compreende aquele ponto da teoria. O professor Daniel sabidamente sentou-se na sua cadeira e foi ouvindo e vendo até onde aquela discussão caminhava, até onde os presentes estavam conseguindo chegar e acompanhar depois de todo um dia de aula.

Esta ferramenta que em outras áreas acaba levando os participantes a uma exaustão e criando de certa forma alguém além do professor com o suposto saber para responder a demanda criada em forma de pergunta, de alguma forma não ocorre entre um grupo de estudos em psicanálise.

Ao contrário da exaustão, em cada forma de compreender a teoria surgiam novas idéias, e também novas perguntas, uns auxiliando o outro a tentar chegar a um consenso no qual não é o de acreditar naquilo que o outro fala, mas apenas de compreender como o outro está pensando. Lembrando sempre que há no campo do outro um grande Outro (termo lacaniano que descreve uma sociedade assim como a mão invisível de Marx) que muitas vezes comum a todos ali do grupo, nem sempre diz sobre a mesma coisa da mesma forma. O consenso está no respeito entre um e outro e de alguma forma, aquele que sabe mais acabou sendo um dos que menos precisou falar pois quem compreendia um pouco ficou com o pouco que compreendia, quem compreendia muito ficou com o muito que sabia, quem não entendeu nada saiu de lá com a sensação de era algo diferente, uma forma diferente de estudos que está entre o debate, a aula, a exposição e acima de tudo a  percepção de que não é necessário entender tudo o que era falado porque afinal de contas estavamos todos aprendendo.

Lembrando que as inscrições ainda estão abertas tanto para o grupo de estudos quanto para os encontros temáticos. Qualquer dúvida podem perguntar...

Página de acesso para o GRUPO DE ESTUDOS EM PSICANÁLISE - http://mclmarco.blogspot.com/2011/03/grupo-de-estudos-em-psicanalise-uel.html

Página de acesso para os ENCONTROS TEMÁTICOS EM PSICANÁLISE - http://mclmarco.blogspot.com/2011/03/blog-post.html

Abraços e boa semana.

0 Clique aqui para comentários: :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms