quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Grupo de Estudos em Psicanálise - Londrina - Pr - HU/UEL

O QUE FAZEM OS QUE FAZEM PSICANÁLISE

Momentos e elementos do percurso analítico a partir de Freud e Lacan

    Grupo de Estudos em Psicanálise realizado em Londrina, segue para seu segundo ano de estudos com o Prof. Dr. Daniel Omar Perez.
    O Grupo de Estudos (seminários) ministrado pelo Prof.  segue aos sábados, na freqüência de uma vez por mês no HU/UEL. Serão realizados também Encontros Temáticos às sextas à tarde que antecedem o Grupo de Estudos. Esses Encontros serão à parte, abertos ao público em geral, acontecerão no campus da UEL e serão fornecidos certificados (de eventos de extensão pela PROEX/UEL) de maneira isolada. Já o Grupo de Estudos terá participantes pré definidos e o certificado (de curso de extensão pela PROEX/UEL) será fornecido no final do ano.

     No primeiro mês teremos a participação especial do Prof. Dr. Jorge Sesarino e nos meses seguintes O Prof. Dr. Daniel Omar Perez será o ministrante, podendo trazer outros convidados.

    O grupo de estudos tem como objetivo apresentar os elementos fundamentais da possibilidade de um percurso analítico como experiência subjetiva. Diante do mal-estar do sujeito (inibições, sintomas, angústias) a experiência analítica se constitui como um percurso que vai da implicação subjetiva à des-subjetivação. Isso significa localizar o nosso mal-estar, no seio das nossas fantasias, do imaginário da nossa vida, da posição que ocupamos como sujeitos, das nossas relações simbólicas e do Real que, como o ex-tranho, habita no mais íntimo e não cessa de insistir não se inscrevendo. Certamente, estaremos tratando de uma teoria do sujeito e de elementos clínicos.
      O estudo se apoiará em elementos teórico-práticos tornando utilizável a linguagem freudiana-lacaniana. Serão utilizados como referência textos de Freud e Lacan, mas também da tradição filosófica, dos debates da filosofia contemporânea (ou seja, do que hoje se discute entre os principais grupos de pesquisa em filosofia e psicanálise), do cinema e da televisão.

 Conteúdo Programático 2011:

1.Repetição: mal-estar e gozo
2.Entrevistas preliminares
3.As estruturas psíquicas: neurose, psicose, perversão
4.As formações do inconsciente
5.Política, tática e estratégia do analista: não-ser, interpretação e transferência.O desejo do analista
6.A entrada em análise: Implicação subjetiva
7.Elementos I: Significante e letra (corte e homofonia)
8.Elementos II: Real, Simbólico, Imaginário
9.Elementos III: Os gozos e os desejos ou uma experiência ética
10. Elementos IV: Os quatro discursos ou a posição do sujeito e o progresso na análise
11. Elementos V: Os nós ou o saber fazer com o sintoma
12. A duração da análise e o termo de um tratamento: o sofrimento, o alívio, alienação-separação, tornar-se sujeito, a mudança de posição subjetiva, o reconhecimento do próprio percurso, a des-subjetivação.
13. Um Passe

 Coordenadora:
Sandra Regina Turke
(Psicóloga/HU/UEL - CRP 08/02457)


Ministrante:
Daniel Omar Perez
(Psicanalista/PUC/UFPR)


Informações:
Fones: (0xx 43) 3371-2351 e 8442-2807
e-Mail: sandra.turke@hotmail.com

0 Clique aqui para comentários: :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms