sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Corpo X Mente 2

O segredo de conviver bem com o corpo é percebendo que não há uma divisão real entre corpo e mente, entre fora e dentro. O que muitas vezes dizemos que vem do corpo na realidade é um desejo que não podemos dizer que é nosso, pois nos traria mentalmente algum tipo de mal estar.

Pensar na dicotomia entre Corpo X Mente é na verdade colocar em um ou outro coisas, sentimentos, significados que na realidade precisam ir para algum lugar.

O falso sentimento de que a consciêcia seria um lugar "mais elevado" ou ainda uma "qualidade superior" do ser humano é falsa.

O que temos é um corpo que atua no meio, uma mente como mediadora entre esse corpo e o meio que é criado como uma terceira realidade. A primeira realidade é da cultura, a segunda a do corpo, e o mediador seria a mente humana.

Esta terceira realidade pode enganar a qualquer um. O que podemos fazer de superior está nas respostas frente aos afetos que nos chegam do corpo e do ambiente externo. Estas respostas podem sim ser superiores, de uma moral mais elevada, ou mais inferiores ( pensando em um nível evolutivo e não funcional ) de apenas atender uma demanda de alguma necessidade presente.

Pensar corpo e mente como uma coisa só traz alguns problemas da ordem filosófica, mas traz um grande alívio frente a algumas situações conflituosas. Compreender o corpo, conhecer a si mesmo através das sensaçoes corpóreas que as situações nos transmitem (afetos) é o primeiro passo para uma maior paz e menor adoecimento.

0 Clique aqui para comentários: :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms