segunda-feira, 30 de novembro de 2009

é impresionante

É impressionante como tem uma única pessoa que visita meu blog de vez em nunca e ainda por cima sempre clica no ruim.

Bom, como ele não deixa mensagens dizendo o por que está ruim, sou obrigado a me perguntar e refletir muito sobre o por que ele volta aqui?

Faz algum tempo que não posto nada no blog, o blog esta meio que às moscas mesmo. Desculpem aos que tentam acompanhar o blog, é que realmente não tive tempo neste segundo semestre. Mas voltando ao assunto o que leva uma pessoa a sempre buscar na mesma coisa "ruim" uma coisa boa?

Afinal, acho que ele não estaria simplesmente entrando aqui e perdendo o tempo dele, espero eu que pelo menos tenha lido os posts. O que será que este sujeito espera? Isso não posso dizer, mas o que posso e vou comentar um pouco é sobre o por que a gente insiste tanto em coisas que já sabiamente nos prejudicam, são ruins para nós.

Dentro da psicologia comportamental (behavioristas me corrijam se eu estiver errado) existe um pensamento sobre a história de vida das pessoas e que de alguma forma aquela maneira de agir já foi um dia reforçador para a pessoa.

Explicarei em portugues, rs. A psicologia comportal diz que em alguns momentos a pessoa agindo daquela forma já foi feliz, já se sentiu bem, mas que agora embora o ambiente (pessoas, lugares), possa ser o mesmo, algo mudou e quele jeito de agir não mais traz felicidade.

Tudo bem pode ser isso, mas aos curiosos de plantão, o que ocorre com a pessoa sujeito, aquele que pensa para continuar agindo daquela forma que agora é errada?

Temos em nós uma grande dificuldade para mudanças em nossos modos de agir, segundo Freud, o ser humano tende a repetição. Uma vez que praticamos algo que nos foi agradável, aquela sensação de agradavel ficara para sempre marcada em nossa pessoa (mesmo que de forma inconsciente).

Lembre quantas vezes (pelo menos comigo funciona) você chega em casa depois de uma viagem longa e sente o cheirinho da sala, do quarto, que delícia que é. Aquilo tudo ficou gravado como bom. Pode ser que você venha a sentir o cheiro em outro lugar, o que desperta o mesmo cheiro mas em outro lugar? Desperta a mesma sensação de bem estar, aquela sensação de estar perto de casa ou em um lugar familiar.

Ficamos de certa forma "presos" aos sentimentos que nos acomenteram diante das situações e para compreender que embora seja coca cola, a coca zero não é igual a outra nem sempre é tão facil assim. É necessário toda uma re-significação ideativa, sensitiva e afetiva, mas não se engane por que ainda assim ficaremos com saudade do momento em que esperimentamos aquele gostinho de quero mais.

Na falta de opções, sempre acabamos indo pelo mesmo caminho em que já pisamos, voltamos ao lugar que um dia foi bom mas que hoje nos faz sofrer, mas que hoje é ruim.

Então o que fazer?

Agora digo ao meu caro visitante, mude de blog, escreva o seu, ou comente para ajudar a construir o conhecimento meu e de quem mais tem gostado do blog.

Em outras palavras e isso é para todos, se quisermos mudar nosso jeito de ser e agir é necessário se expor a novos ambientes, novas amizades, novos laços sociais. Pode ser que aquele negócio que tem nos feito mal continue nos chamando a fazer novamente, mas dessa vez teremos opções para dizer sim ou não para o que nos faz mal. Claro que não é tão simples assim, o processo é doloroso, longo, mas ao final, vai valer a pena.

1 Clique aqui para comentários: :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Grants For Single Moms